segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Árvore de Natal. A tradição é cristã ou pagã ?

O natal esta chegando, com ele temos o inicio de várias comemorações e suas tradições.Atualmente existem várias histórias sobre tais tradições, e a mais polémica é a origem pagã da árvore de natal.
Dizem muitos críticos que ela surgiu com a adoração do carvalho pelos povos bárbaros europeus,ou ainda com uma tradição antiga da babilônia onde era usada para sacrificar crianças, e muitas outras que, com certeza, já ouvimos por aí.
O texto abaixo é muito interessante,e faz sentido de acreditarmos em sua veracidade,pois fala do pinheiro, que é o que usamos hoje em dia,e da origem alemã onde a maioria da tradição natalina que cultivamos,como hinos,iguarias, e enfeites usados no hemisfério norte ocidental.
Na maioria dos países enroupes com tradições católicas, como Portugal, Espanha e Itália, não existia a tradição da Árvore de natal, mais sim era muito comum a criação de presépio.Tradição esta que foi cultivada aqui no Brasil por muito tempo.
O nosso modo de comemoração atual ele foi copiado praticamente da comemoração americana, que foi inspirada praticamente pelas tradições alemães e Nórdicas,países com tradições cristãs desvinculados ao Vaticano.
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança,portanto, antes de assumirmos uma posição em relação a essa tradição, devemos analisar sua origem histórica,pois o cristianismo existe há 2000 anos.
Dentre toda a sua história, observamos que o surgimento da arvore de natal ocorreu por volta do período da reforma, razão pela qual defendemos a tese de sua origem nesta época. Acreditar na tradição Babilônica é apelar muito, pois nossa sociedade atual mantém cultura Greco-romana.

Um comentário:

  1. Muito bom. Eu utilizo a arvore de natal em minha casa. Gosto muito disso, mais ela não se torna para mim algo sagrado ou de idolatria. Se podermos te-la ok, amém, muito bom, se por algum motivo não podemos tela-la, amém, adiquira quando for possivel.

    ResponderExcluir