sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A origem da vaidade.

Hoje com o avanço da tecnologia e a grande variedade dos meios de comunicações, vemos um precioso veículo para a pregação do evangelho.Pois podemos atingir um grande numéro de pessoas em qualquer parte do mundo.
Mais essa vantagem torna-se perigosa,pois muitos homens de Deus tem conseguido uma ascenção rápidamente e com isto experimentado o “estrelado”. Sendo que alguns de nós não vigiamos e muitas vezes somos tentados e seduzidos a querermos a qualquer preço a vinculação de nosso nome ou ministério a mídia em geral.
Com relação a isto repito parte do tópico sobre a origem e queda do diabo para mostrar dos perigos que a vaidade representa.

Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.
Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
Isaias 14:11-15.

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
Ezequiel 28:13-18


É unânime por todos os teólogos que estes textos se referem a origem e queda do diabo.
O fato de esses textos fazerem referências a reis da antiguidade, é pela semelhança do caráter e atitudes destes antigos governantes com o diabo, pois os mesmos se julgavam serem semelhantes a Deus e reivindicavam veneração,com isso os profetas revelaram o que aconteceu com um antigo Anjo poderoso, que por causa da sua vaidade pensou que poderia ser igual a Deus e por causa disto foi expulso da Habitação de Deus e com isto surge um alerta do castigo que era reservado para aqueles reis soberbos.
Portanto meus irmãos, devemos vigiar para não caírmos nas astutas ciladas do diabo; Para não elevarmos nossos corações com a vaidade. Sabemos que somos portadores da palavra de Deus, e cada um de nós somos chamados para manifestar as maravilhas de Deus na terra e todos nós temos a unção do Espiríto Santo. Nenhum de nós temos unção especial, ou seja,não existe nenhum Servo de Deus a qual será concedido poderes especiais vindo de Deus.
Existem sim, Servos com manifestação dos dons do espírito, como observmos abaixo:
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
1 coríntios 12:4-7.
O Senhor Jesus quando ressuscitou, ele delegou a todos os que nele crêem os sinais e prodígios do evangelho e
disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crêem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Marcos 16.15-18
Devemos saber que nós , quando pregamos, curamos ou fazemos qualquer coisa onde é manifestada a glória de Deus em nossas vidas, se dá ao fato de:
Crermos no poder do nome de Jesus;
Estamos disponíveis para sermos usados por ele;
Não precisamos receber nenhuma revelação diretamente de Deus ou de algum anjo, pelo contrário, recebemos um alerta de que se isto acontecer será considerado como apostasia.
Porque se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais!
2 Coríntios 11:4
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.
Gálatas 1:8

Devemos sempre sermos humildes, sóbrios, procurando os dons espirituais para agradar a Deus.
Devemos deixar de lado a auto promoção, que é um passo para que a vaidade nos domine.
Lembrando sempre que o Senhor nos ensinou a sempre servir.
Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas;
Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiserdes ser grande, será vosso serviçal;
E qualquer que dentre vós quiserdes ser o primeiro, será servo de todos.
Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
Marcos 10:42-45.
Sabemos que todos nos temos uma chamada e exercemos um minístério, mas devemos saber que fazemos parte de um só corpo.
Porque assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
1 Coríntios 12;12-14.
Muitos de nós somos reipeitados pelas nossas experências pessoais na militância do Evangelho, ou possuirmos nível cultural ou conhecimento da Palavra de Deus devido a dedicação de anos de estudos, porém somos todos iguais.
As promessas de Deus são para todos, as bençãos do Senhor são um testamento para toda a humanidade.
Não existe portanto nenhum legado a alguém especial, seja com uma revelação nova, unção ou qualquer outra operação de maravilhas diferentes da que encontramos na palavra de Deus, portanto, devemos ser vigilantes para não cairmos, não pensarmos que somos melhores ou mais importantes que ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário