sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A origem da vaidade.

Hoje com o avanço da tecnologia e a grande variedade dos meios de comunicações, vemos um precioso veículo para a pregação do evangelho.Pois podemos atingir um grande numéro de pessoas em qualquer parte do mundo.
Mais essa vantagem torna-se perigosa,pois muitos homens de Deus tem conseguido uma ascenção rápidamente e com isto experimentado o “estrelado”. Sendo que alguns de nós não vigiamos e muitas vezes somos tentados e seduzidos a querermos a qualquer preço a vinculação de nosso nome ou ministério a mídia em geral.
Com relação a isto repito parte do tópico sobre a origem e queda do diabo para mostrar dos perigos que a vaidade representa.

Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.
Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
Isaias 14:11-15.

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
Ezequiel 28:13-18


É unânime por todos os teólogos que estes textos se referem a origem e queda do diabo.
O fato de esses textos fazerem referências a reis da antiguidade, é pela semelhança do caráter e atitudes destes antigos governantes com o diabo, pois os mesmos se julgavam serem semelhantes a Deus e reivindicavam veneração,com isso os profetas revelaram o que aconteceu com um antigo Anjo poderoso, que por causa da sua vaidade pensou que poderia ser igual a Deus e por causa disto foi expulso da Habitação de Deus e com isto surge um alerta do castigo que era reservado para aqueles reis soberbos.
Portanto meus irmãos, devemos vigiar para não caírmos nas astutas ciladas do diabo; Para não elevarmos nossos corações com a vaidade. Sabemos que somos portadores da palavra de Deus, e cada um de nós somos chamados para manifestar as maravilhas de Deus na terra e todos nós temos a unção do Espiríto Santo. Nenhum de nós temos unção especial, ou seja,não existe nenhum Servo de Deus a qual será concedido poderes especiais vindo de Deus.
Existem sim, Servos com manifestação dos dons do espírito, como observmos abaixo:
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
1 coríntios 12:4-7.
O Senhor Jesus quando ressuscitou, ele delegou a todos os que nele crêem os sinais e prodígios do evangelho e
disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crêem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Marcos 16.15-18
Devemos saber que nós , quando pregamos, curamos ou fazemos qualquer coisa onde é manifestada a glória de Deus em nossas vidas, se dá ao fato de:
Crermos no poder do nome de Jesus;
Estamos disponíveis para sermos usados por ele;
Não precisamos receber nenhuma revelação diretamente de Deus ou de algum anjo, pelo contrário, recebemos um alerta de que se isto acontecer será considerado como apostasia.
Porque se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais!
2 Coríntios 11:4
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.
Gálatas 1:8

Devemos sempre sermos humildes, sóbrios, procurando os dons espirituais para agradar a Deus.
Devemos deixar de lado a auto promoção, que é um passo para que a vaidade nos domine.
Lembrando sempre que o Senhor nos ensinou a sempre servir.
Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas;
Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiserdes ser grande, será vosso serviçal;
E qualquer que dentre vós quiserdes ser o primeiro, será servo de todos.
Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
Marcos 10:42-45.
Sabemos que todos nos temos uma chamada e exercemos um minístério, mas devemos saber que fazemos parte de um só corpo.
Porque assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
1 Coríntios 12;12-14.
Muitos de nós somos reipeitados pelas nossas experências pessoais na militância do Evangelho, ou possuirmos nível cultural ou conhecimento da Palavra de Deus devido a dedicação de anos de estudos, porém somos todos iguais.
As promessas de Deus são para todos, as bençãos do Senhor são um testamento para toda a humanidade.
Não existe portanto nenhum legado a alguém especial, seja com uma revelação nova, unção ou qualquer outra operação de maravilhas diferentes da que encontramos na palavra de Deus, portanto, devemos ser vigilantes para não cairmos, não pensarmos que somos melhores ou mais importantes que ninguém.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Árvore de Natal. A tradição é cristã ou pagã ?

O natal esta chegando, com ele temos o inicio de várias comemorações e suas tradições.Atualmente existem várias histórias sobre tais tradições, e a mais polémica é a origem pagã da árvore de natal.
Dizem muitos críticos que ela surgiu com a adoração do carvalho pelos povos bárbaros europeus,ou ainda com uma tradição antiga da babilônia onde era usada para sacrificar crianças, e muitas outras que, com certeza, já ouvimos por aí.
O texto abaixo é muito interessante,e faz sentido de acreditarmos em sua veracidade,pois fala do pinheiro, que é o que usamos hoje em dia,e da origem alemã onde a maioria da tradição natalina que cultivamos,como hinos,iguarias, e enfeites usados no hemisfério norte ocidental.
Na maioria dos países enroupes com tradições católicas, como Portugal, Espanha e Itália, não existia a tradição da Árvore de natal, mais sim era muito comum a criação de presépio.Tradição esta que foi cultivada aqui no Brasil por muito tempo.
O nosso modo de comemoração atual ele foi copiado praticamente da comemoração americana, que foi inspirada praticamente pelas tradições alemães e Nórdicas,países com tradições cristãs desvinculados ao Vaticano.
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança,portanto, antes de assumirmos uma posição em relação a essa tradição, devemos analisar sua origem histórica,pois o cristianismo existe há 2000 anos.
Dentre toda a sua história, observamos que o surgimento da arvore de natal ocorreu por volta do período da reforma, razão pela qual defendemos a tese de sua origem nesta época. Acreditar na tradição Babilônica é apelar muito, pois nossa sociedade atual mantém cultura Greco-romana.

domingo, 7 de novembro de 2010

origem e queda do diabo.

Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.
Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
Isaias 14:11-15.

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
Ezequiel 28:13-18


É unânime por todos os teólogos que estes textos se referem a origem e queda do diabo.
O fato de esses textos fazerem referências a reis da antiguidade, é pela semelhança do caráter e atitudes destes antigos governantes com o diabo, pois os mesmos se julgavam serem semelhantes a Deus e reivindicavam veneração,com isso os profetas revelaram o que aconteceu com um antigo Anjo poderoso, que por causa da sua vaidade pensou que poderia ser igual a Deus e por causa disto foi expulso da Habitação de Deus e com isto surge um alerta do castigo que era reservado para aqueles reis soberbos.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A segunda vinda de Cristo.

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:17


Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7



Muitas dúvidas existem em relação a segunda vinda de Cristo. Isto porque há relatos na bíblia de duas vindas de Cristo, ou seja, quando lemos os versículos relacionados a volta de Cristo devemos estar atentos ao fato que em 1 Tessalonicenses 4:13-17 Paulo estava se referindo a segunda volta de Cristo, exclusivamente para a igreja e a ressurrreição dos santos desde Adão ,que ocorrerá antes da grande tribulação que será um período de sete anos, conforme observamos no livro de Apocalipse dos capítulos 5 ao 18.
Já o versículo de Apocalipse 1:7, João estava se referindo a segunda vinda para redenção de Israel e juízo das nações que ocorrerá depois da grande tribulação e irá inaugurar o milênio (Ap 19:11-21), possuindo esta segunda vinda várias referências no velho testamento.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Nas mãos do Ourives

Escrito por Autor Desconhecido

Havia um grupo de mulheres num estudo bíblico do livro de Malaquias.
Quando elas estavam estudando o capítulo três, elas se depararam com o versículo 3 que diz:
“Ele se assentará como um refinador e purificador de prata…“.
Este verso intrigou as mulheres e elas se perguntaram o que esta afirmação significava quanto ao caráter e natureza
de Deus.
Uma das mulheres se ofereceu para tentar descobrir como se realizava o processo de refinamento da prata e voltar para
contar ao grupo na próxima reunião do estudo bíblico.
Naquela semana esta mulher ligou para um ourives e marcou um horário com ele para assisti-lo em seu trabalho.
Ela não mencionou a razão de seu interesse na prata nada além do que sua curiosidade sobre o processo de refinamento
da prata. Enquanto ela o observava, ele mantinha um pedaço de prata no fogo e deixava-o aquecer.
Ele explicou que no refinamento da prata devia-se manter a prata no meio do fogo onde as chamas eram mais quentes
de forma a queimar todas as impurezas.
A mulher pensou em Deus mantendo-nos em um lugar tão quente; depois, ela pensou sobre o verso novamente…
” Ele se assenta como um refinador e purificador de prata”.
Ela perguntou ao ourives se era verdade que ele tinha que sentar-se em frente ao fogo o tempo todo que a prata
estivesse sendo refinada. O homem disse que sim, ele não apenas tinha que sentar-se lá segurando a prata, mas também
tinha que manter seus olhos na prata o tempo inteiro. Se a prata fosse deixada, apenas por um momento em demasia
nas chamas, ela seria destruída.
A mulher silenciou por um instante. Depois, ela perguntou:
“Como você sabe quando a prata está completamente refinada?”.
E o homem respondeu: “Oh, é fácil! – o processo está pronto quando vejo minha imagem refletida nela”.

Irmão Oseas.

Temos de fato amor ao próximo?

Hebreus 13 ( Todo )
Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.
1 Timoteo 5:8

( SELA )

Irmão Oseas.