domingo, 27 de junho de 2010

O jejum bíblico

E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.
Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.
Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.
Mateus 9:15-17.


Essa questão trouxe dúvidas aos discípulos de Jesus e até hoje muito é questionado entre nós. Há correntes radicais que dizem que não precisa mais fazer jejum,pois se jesus se sacrificou e morreu na Cruz por nós, aboliu todo e qualquer sacrifício,sendo o jejum um deles.Outra corrente diz que o jejum tem que ser uma prática constante,diária,semanal ou mensal.
Mas na verdade o que Jesus queria que aprendêssemos com estas parábolas. A resposta o próprio Senhor me ensinou de uma maneira muito especial. Certo dia estava em um barco fazendo um passeio na costa de Veneza na Itália. Era manhã de um sábado, um dia lindo e ensolarado. E enquanto observava a beleza da daquela costa, com um mar azul esverdeado, aquelas construções medievais ao fundo, ouvi a voz do Senhor que me dizia.
Hoje você esta aqui admirando toda a beleza deste lugar, tomou um bom café da manhã no hotel, e mais tarde poderá almoçar e comer o bem desta terra. Aproveite, pois isto é uma dádiva minha. E ele me vez recordar a uns 25 anos atrás quando eu tinha quinze anos. Era um jovem temente a Deus que o buscava constantemente. Nesta época eu todo o sábado participava de uma oração de consagração e jejum da juventude de uma pequena igreja no meu bairro, não faltava uma reunião. Ali rogava ao Senhor pela minha vida espiritual, mais como jovem, também pedia algumas bênçãos materiais. E cerca de uns três meses antes de iniciarem minhas férias escolares do mês de julho, cismei que o Senhor faria um milagre e me daria uma viagem para Europa.
E comecei a orar para que isso ocorresse. Deus poderia me conceder este pedido,isso eu tinha certeza, só que o tempo de Deus e diferente do nosso.Naquela época eu era o oitavo filho de uma casal simples,morava em uma comunidade carente.Nosso sustento vinha do salário da aposentadoria do meu pai,que era suficiente para garantir as nossas necessidades básicas com muitas limitações.Não possuía dinheiro nem para ir fazer um passeio em outra cidade,que dirá na Europa! Porém o Senhor me falou mansamente que não era o momento, e ele me disse que um dia quando estivesse casado viajaria com minha esposa. Agradeci a ele e falei que ele recebesse aquele sacrifício de jejum e oração como uma oferta de amor e honra e nunca mais orei naquele sentido. E aquele desejo de conhecer a Europa ficou adormecido em meus planos.
Pois bem com quarenta anos já casado estava na Europa, quantos sábados iguais aquele eu passei aos pés do Senhor com chuva ou com sol. E entendi o que o Senhor queria me dizer. Seria radical de minha parte dizer para minha esposa, hoje não vamos tomar café da manhã nem almoçar vamos jejuar. Aí eu estaria colocando remendo velho em roupa nova.Ali eu estava de férias,descontraído, livre das labutas diárias,dos compromissos fatigantes, engarrafamentos,perseguições e outras tribulações diárias.Com certeza uma semana depois voltaria a minha realidade,trabalho,estudo,contas a pagar,tribulações,tumultos,perseguições e que iria precisar buscar ao Senhor com intensidade e até jejuar. Porém não seria durante aquele momento.
Devemos sim meus irmãos jejuar. Mais tudo com propósito específico.Não como uma prática rotineira de maneira religiosa,Mais com objetivos claros como interseção Mt 17:21.As vezes em nossa vida espiritual sofreremos perseguições que irão parecer que o Senhor nos abandonou, nesses momentos devemos lembrar do que ele nos disse “Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.”
Portanto meus irmãos a palavra de Deus e muito rica e preciosa, devemos procurar o conhecimento pleno de suas verdades para que possamos ter um relacionamento intimo com o Amado de nossas almas.
A paz do Senhor a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário